top of page

Testes de gravidez de farmácia são confiáveis?




Os testes domésticos, disponíveis em farmácias e drogarias tem como mecanismo de ação a detecção de fração β do hormônio HCG que fica bastante elevado na mulher grávida, desde os primeiros dias após a concepção e aumenta progressivamente com sua evolução.


As técnicas de detecção desse hormônio na urina são cada vez mais sofisticadas e seguras quando realizado conforme as instruções do fabricante, podendo chegar a 99% de certeza no resultado se realizado a partir do dia de início da menstruação.


É necessário estar atenta ao uso de algumas medicações controladas, geralmente descritas na bula, e a presença de tumores ovarianos que podem gerar um resultado falso.

É muito importante iniciar o pré-natal tão logo tenha o resultado positivo, pois são necessário exames complementares para certificar-se de gestação tópica (intrauterina), única ou múltipla, ou ainda se é ou não viável.


Caso o teste seja negativo e ainda sim a menstruação não descer é necessário descartar outras causas de atraso menstrual.


Portanto, estes testes são bastante confiáveis quando realizados conforme as instruções do fabricante.


Dra. Édily Tourinho

CRM 6613

Ginecologista e Obstetra

366 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Parto

bottom of page