• Dra. Édily Tourinho

Parto


O nascimento do bebê é um dos momentos mais marcantes da vida de uma família. Ele simbolizada o fruto do seu amor e parceria. Na era da informação, muitos casais têm se unido na busca de conhecimento que lhes ajude a superar seus medos para viver uma experiência de parto agradável e inesquecível. Não há dúvidas, que uma mulher cheia de conteúdo, entendendo que tem autonomia sobre seu corpo, cercada de profissionais que a apoiem e respeitem suas escolhas tem grandes chances de viver um parto maravilhoso.

Pré-concepcional

Embora a gestação seja um evento biológico natural, os impactos sobre o corpo e mente da mulher podem ser tão marcantes que muitas procuram o médico obstetra para avaliar sua saúde, aconselhar sobre seus hábitos diários que possam trazer prejuízos no bom desenvolvimento do seu futuro filho bem como iniciar as vitaminas necessárias. Saiba mais sobre a fase pré-concepcional.

Pré-natal

O pré-natal deve iniciar tão logo a mamãe descubra a gestação e só finaliza quando o bebê nasce. Consiste no acompanhamento seriado com exame físico, laboratoriais e de imagem que visam rastrear alterações que possam comprometer a saúde do binômio mãe e bebê, bem como preparar emocionalmente a gestante e seus acompanhantes para o parto e pós-parto. Atualmente, propõe-se o seguimento multidisciplinar na tentativa de suprir todas as demandas da gestante e parceiro. Saiba mais sobre o pré-natal.

Trabalho de parto

É o conjunto de sinais e sintomas, dos quais a contração é o mais marcante, e promove a modificação do colo do útero a fim de permitir o nascimento do bebê. A duração é bastante variável e depende de múltiplos fatores, porém estudos já demonstram que existem comportamentos e atitudes da gestante que podem colaborar para a redução do tempo.

O acompanhamento por uma equipe de parto pode deixar a gestante mais relaxada e confiante colaborando para uma boa experiência. Saiba mais sobre trabalho de parto.

Vias de parto

Existem 2 maneiras através das quais os bebês nascem, o parto vaginal ou parto cesárea. A OMS (Organização Mundial da saúde), Ministério da Saúde e a FEBRASGO (Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia) reconhecem e recomendam o parto vaginal como a via de parto que oferece maiores benefícios para mãe e para o bebê, e que o parto cesáreo não seja feito por rotina, a menos que de fato exista algum risco real que impeça o parto normal.

Converse com seu médico e tire suas dúvidas sobre o seu parto.


Veja as principais diferenças Parto normal x Parto Cesárea



Agradeço, de coração, sua atenção e interação na minha página. Espero ter colaborado com seu conhecimento e lhe ajudado a tomar decisões importantes acerca do seu parto. Desejo muita saúde para você e seu bebê e que sua gestação e parto possam unir cada vez mais sua família. Fique com Deus.


Dra.Édily Tourinho CRM-AM 6613 Ginecologista e Obstetra

7,639 visualizações
Dra. Édily Tourinho WhatsApp