top of page

Cólica menstrual muito forte


Porque algumas mulheres sofrem mais que outras? Será que isso é normal? A origem das cólicas menstruais é a produção de fatores inflamatórios que promovem a contração do útero na tentativa de eliminar o conteúdo da cavidade para fora (sangue menstrual).

Alguns estudos já demonstraram uma relação entre a quantidade desses fatores e a quantidade e intensidade dessas contrações. Nesses casos as pacientes tem excelente resposta ao uso de anti-inflamatórios no período menstrual.

Porém, há uma parcela de mulheres que tem fortes cólicas por outras razões. Mulheres que já foram submetidas a tratamentos no colo como: conização (cirurgia para retirada de lesões precursoras de câncer de colo), cauterização, rafia (costura) por algum trauma ou exérese (retirada cirúrgica) de lesões condilomatosas (verrugas genitais), podem evoluir com a estenose(fechamento) do canal cervical (orifício de saída do colo) e isso pode dificultar a saída do material menstrual levando a cólicas intensas.

Já as que tem fortes dores mensalmente que ultrapassam 3 dias e normalmente são motivos de faltar as atividades estudantis e laborais e mesmo com uso de anti-inflamatórios não percebem grande melhora, necessitam ser investigadas quanto a endometriose e adenomiose, pois são situações que quanto mais o tempo passa, os sintomas só pioram. Em mulheres sexualmente ativas, que não fazem uso de contraceptivo, e iniciam cólicas e sangramento que vão aumentando gradativamente no decorrer de horas, deve ser descartado a hipótese de aborto em curso.

E se o quadro acima começa a se repetir mensalmente, é muito importante procurar um ginecologista e descartar a presença de pólipos (carne crescida) e miomas intrauterinos. . Essa publicação não substitui a consulta ginecológica. Toda dor pélvica crônica necessita de investigação diagnóstica. . Dra. Édily Tourinho Ginecologista e obstetra CRM 6613 . #saudedamulher #ginecologista #ginecologistamanaus #manaus #amazonas #colica #dormenstrual #dor #diadificil #tpm #beleza #belezaesaude #mulherfeliz #mulher #mae #maternidadereal 

164 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page