Trabalho de parto

Seu útero já está se preparando para o parto!
 

Perto da data do parto você poderá sentir sua barriga endurecer, como contrações que não duram muito tempo. Antes de pensar em sair para o hospital, tome um banho, repouse e veja se essas contrações continuam fortes e regulares. Pode ser que ainda
não seja o tr abalho de par to, mas só um treino .

Dias antes do parto poderá sair por sua vagina um muco grosso amarelado, como clara de ovo, com rajas de sangue, o tampão mucoso. Este é um sinal de que o parto pode estar próximo.


Como identificar o trabalho de parto


Geralmente, o trabalho de parto dura de 8 a 12 horas, mas pode durar mais, dependendo de cada mulher. Muitas vezes o medo e o estresse podem prolongar esse período; sentir-se tranquila e confiante pode ajudar a diminuí-lo. Portanto, não se apavore quando surgirem os primeiros sinais; você terá tempo suficiente para se organizar e chegar ao local do par to.


Sinais que indicam o início do trabalho de parto:


• Se a sua barriga endurecer a cada 5 minutos, por 30 segundos ou mais, permanecendo assim por mais de 1 hora.
• Você pode perder líquido pela vagina, ele pode escorrer por suas pernas, molhar a roupa ou a cama (rompimento da bolsa das águas). Neste caso, mesmo que não sinta as contrações, você deve ir à maternidade, pois precisa ser avaliada por um profissional.

Parto e nascimento: experiências que fortalecem a mulher e o bebê.
 

O parto é um momento de grande intensidade, uma vivência que marca para sempre a vida de uma mulher.


É a preparação natural para a maternidade. Você terá a chance de experimentar sensações e sentimentos que podem fortalecê-la enquanto mulher e mãe.


As contrações do trabalho de parto são como uma massagem para estimular seu bebê para a vida. Portanto, mesmo que seu parto tenha que ser uma cesariana, é importante para você e seu bebê passar pelo trabalho de parto. Para o bebê, o trabalho de parto favorece o amadurecimento do pulmão e do sistema de defesa natural do organismo.

O que você pode fazer para favorecer seu parto

 

Você pode mudar de posição, buscando maior conforto em cada momento: sentada, deitada de lado, ajoelhada, de cócoras, sentada na bola ou no banquinho, de quatro, de pé e caminhando. Estas posições podem aliviar a dor

.
• Caminhar e movimentar-se podem diminuir o tempo do parto.
• Tomar banho de chuveiro ou banheira é um ótimo método para aliviar a dor.
• Beber água e comer alimentos leves dão mais força e energia para você e seu bebê.
• Respirar profundamente, no ritmo da contração, facilita a aber tura do canal de par to e a saída do bebê.


Durante todo o período de internação para o parto você tem o direito, garantido por lei, a um acompanhante de sua escolha. Alguns serviços de saúde contam com a presença de doulas – mulheres preparadas para lhe dar apoio e ajudar no que for preciso.

+

Consultório

Endereço

Av. Ephigênio Salles, 2300 - Aleixo

Boulevard - Mundi Blc B - Sala 214
Manaus, AM 12345-67

Dra. Édily Tourinho WhatsApp